REVISTA DE SER EDUCACIONAL - CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES

 

 

 

LIVROS 

 
Decorar não é saber

Ana Shirley França apresenta o seu livro Comunicação Oral nas Empresas - como falar bem e em público, da Editora Atlas/GEN na entrevista ao Programa Contracapa do CRA-RJ, em 2020

 Livros 

 

 

Leituras indispensáveis à formação geral

 

Livro - Marketing 4.0

Autor: Kotler, Philipe

Editora: Sextante

 

09 de julho de 2022

 

 

Sinopse:

 

Nesta obra, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total. Este livro ensina você a identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital para compreender melhor:

– como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia)

– qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet)

– de que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo

– como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

 

 

Livro - O inominável atual

Autor: Roberto Calasso

Editora: Cia das Letras

 

20 de junho de 2022.

 

Sinopse:

 

 

Mais Contemporâneo do que Nunca, O Inominável Atual É Uma Análise Provocadora de Um Mundo Marcado Pela Violência e Pelo Confronto de Identidades, Escrita Com a Verve Ensaística e a Eloquência de Um dos Grandes Pensadores de Nosso Tempo. Turistas, Terroristas, Secularistas, Fundamentalistas, Hackers. Todos Esses Personagens Habitam e Movimentam O Inominável Atual ? Um Mundo Ilusório, que Parece Ignorar Seu Passado, mas Cuja Forma Já Fora Prenunciada Entre 1933 e 1945,quando Tudo Parecia Se Voltar para a Auto aniquilação. Nesse Livro Iluminador, O Italiano Roberto Calasso. Chamado de ?Instituição Literária. Pela The Paris Review. Oferece Uma Elegante Reflexão Sobre As Transformações que Ocorrem Nas Sociedades de Hoje, Em que a Era da Ansiedade de W. H. Auden Dá Lugar a Algo Muito Mais Perturbador: a Era da Inconsistência. ?A Erudição de Calasso. É Deslumbrante. Times Literary Supplement. Um dos Muitos Prazeres de Ler Calasso. É Poder Percorrer Com Ele Os Meandros de Seus Pensamentos. John Banville, The New York Review Of Books

 

 

Livro: Sustentabilidade empresarial e mercado verde  

Autor: Ricardo Ribeiro Alves

Editora: Vozes, 2019.

 

18 de maio de 2022.

 

Sinopse:


A obra Sustentabilidade empresarial e Mercado Verde busca introduzir o leitor, seja discente, professor ou demais interessados, ao tema sustentabilidade ambiental, trazendo um aporte teórico e iniciativas inspiradoras que são postas em prática atualmente. Longe de esgotar o assunto, espera-se que, a partir deste livro, o interessado possa buscar outras publicações para aprofundar seu conhecimento. Muitas delas são apresentadas nas referências, ao final do livro. O livro aborda as diversas perspectivas da sustentabilidade ambiental em temas como logística reversa e a importância de se repensar o projeto dos produtos, tendência à descartabilidade dos bens, energia advinda de fontes renováveis, mobilidade urbana, sustentabilidade em empresas privadas e governos, entre outros.

 

 

Livro: Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados

Autor: Philip Kotler

Editora: Alta Books

 

12 de abril de 2022.

 

Sinopse:

 

Philip Kotler é autoridade em marketing para os estudantes de graduação em Administração de todo o mundo. Seus 7 livros teóricos sobre os diversos aspectos de marketing estão disponíveis em 20 idiomas, em 58 países. enquanto o influente Administração de Marketing é considerado o livro mais amplamente utilizado em todos os MBAs nessa área. Mesmo com todas essas publicações e com uma prática de consultorias e palestras alinhadas com empresas como AT&T, IBM, Michelin, Shell e Merck, Kotler nunca se comprometeu em colocar no papel suas teorias populares que envolvem a maneira como executivos e gerentes deveriam abordar seus programas de marketing na vida real. Até o livro Marketing para o Século XXI. Abrangente e, ainda assim, claro, este novo compêndio finalmente sintetiza, em um recurso único e acessível a todos, as vastas experiências e ideias comprovadas de Kotler. Três extensas partes iniciais abordam uma série de preocupações estratégicas, táticas e administrativas que vão desde a identificação de oportunidades de mercado e a construção do valor da marca até a utilização de inteligência de mercado e a avaliação do desempenho. Uma breve quarta parte, intitulada “Marketing Transformacional”, oferece a perspectiva de Kotler a respeito do “impacto revolucionário das novas tecnologias e novas mídias no mercado e nas práticas de marketing”. ? HOWARD ROTHMAN autor e revisor de livros de negócios pela Amazon.com PASSE ALGUMAS HORAS HOJE COM O PROFISSIONAL DE MARKETING MAIS RECONHECIDO NO MUNDO E MELHORE SEU DESEMPENHO DE MARKETING AMANHÃ. Philip Kotler é sinônimo de marketing. Seus livros venderam mais de 3 milhões de cópias em 20 idiomas e são considerados a “Bíblia do marketing” em 58 países. O livro Marketing para o Século XXI traz seu tão aguardado, fundamental e recém-escrito guia de marketing para gerentes, baseado em suas palestras ao redor do mundo sobre o marketing para o novo milênio, que obteve um sucesso fenomenal. Com acesso aos conhecimentos aprofundados de Kotler, você atualizará, de forma rápida, suas habilidades e seus conhecimentos sobre as novas oportunidades e os novos desafios criados pela hiper competição, globalização e internet. Neste livro, você descobrirá seus últimos insights, capturados de maneira concisa em uma leitura extremamente agradável sobre as áreas mais recentes do marketing, como marketing de banco de dados, marketing de relacionamento, marketing de alta tecnologia, marketing global e marketing na internet. Você encontrará, ainda, os conselhos mais inteligentes de Kotler, que atendem muito bem a clientes como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont e Bank of America. Talvez o mais importante neste livro é que Marketing para o Século XXI elenca as respostas de Kotler às 14 perguntas mais frequentes de gerentes de marketing ao longo dos 20 anos de palestras ao redor do mundo. Você compreenderá mais amplamente alguns enigmas milenares, como selecionar os segmentos de mercado certos ou competir com os concorrentes com preços mais baixos. Encontre as melhores estratégias e táticas que podem ser aplicadas imediatamente aos desafios do século XXI, como a redução de enormes custos para a aquisição de novos clientes e para a fidelização dos clientes atuais.

 

 

Livros: Vivendo a Comunicação não Violenta

          Comunicação Não Violenta - Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais

Autor: Marshall Rosenberg

Editora: Sextante

           Ágora

 

09 de março de 2022.

 

Sinopse:

 

Em um mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos, busca-se ansiosamente por soluções. Este livro é um manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg ensina o leitor a - se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; transformar padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão; resolver seus conflitos com os outros pacificamente; criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação. O método é aplicável a centenas de situações que exigem clareza na comunicação - em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

 

BIBLIOTECAS DE ACESSO LIVRE E GRATUITO DE LIVROS, TRABALHOS, E-BOOKS

 

02 de fevereiro 2022.

 

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/4-sites-gratuitos-de-biblioteca-virtual

 

A biblioteca digital é a virtualização das bibliotecas tradicionais. Surgiu como uma forma de democratizar a informação em todo o mundo e, por isso, é uma grande aliada de professores e pessoas que desejam fazer trabalhos acadêmicos com fontes seguras. É possível encontrar nas bibliotecas virtuais obras para baixar gratuitamente em seu acervo, sem sair de casa, que podem não estar disponíveis em instituições de ensino ou em bibliotecas físicas.

 

1 - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

 

Criada em 2005, a Biblioteca Brasiliana faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. Conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente. O conteúdo pode ser filtrado por coleções, por meio de sugestões de pesquisa pela plataforma ou pela busca rápida descrita na imagem abaixo. 

 

 

2 - Domínio Público

 

Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente. 

 

 

3 - Biblioteca Mundial Digital

 

Biblioteca Mundial Digital é um projeto desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo. Entre os documentos disponibilizados na plataforma, estão uma Carta de Cristóvão Colombo e o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), todos em Língua Portuguesa.

 

 

4 - Biblioteca Digital da Unicamp

 

Biblioteca Digital da Unicamp é uma das primeiras nesse ramo, começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1971.

 

 

 

Livro: Inimigo Mortal: Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos

Autores: Michael T. Osterholm, Mark Olshaker, e outros.

Editora:: Intrínseca. 2020.

 

Sinopse:

Um epidemiologista reconhecido internacionalmente compartilha histórias da linha de frente da guerra contra doenças infecciosas e explica como estar preparado para epidemias que desafiam a ordem mundial.

Diferentemente de desastres naturais, cuja destruição está concentrada em uma área limitada por um período de dias, doenças infecciosas têm o terrível poder de destruir o cotidiano das pessoas em escala global, consumindo de forma avassaladora recursos públicos e privados e interrompendo o comércio e o transporte.

No mundo de hoje, é muito fácil deslocar pessoas, animais e materiais pelo planeta, mas os mesmos avanços que tornaram as infraestruturas do mundo moderno tão eficientes também transformaram as epidemias e pandemias em situações praticamente inevitáveis. Como as explosões da Covid-19, Ebola, Mers e Zika demonstraram, estamos lamentavelmente despreparados para lidar com o colapso mundial. Então o que pode – e deve – ser feito para nos proteger do inimigo mais mortal dos seres humanos?

Com base no que há de mais recente nas ciências médicas, em estudos de caso, pesquisas e lições epidemiológicas aprendidas duramente, Inimigo mortal explora os recursos e programas que precisamos desenvolver para nos manter a salvo de doenças infecciosas. Os autores mostram como devemos enfrentar essa nova realidade em que muitos antibióticos não curam mais, o bioterrorismo é uma certeza e a ameaça de outra pandemia desastrosa é cada vez maior. Somente entendendo os desafios que estamos enfrentamos podemos impedir que o impensável se torne inevitável.

 

 

Livro: Tecnologia Assistiva: a Inclusão na Prática            16 de janeiro de 2022

Autora:  Eromi Izabel Hummel;

Editora: Appris 2015.

 

Sinopse:

Tecnologia Assistiva: A inclusão na prática apresenta uma discussão acerca do processo de formação de professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais para o uso de tecnologia assistiva. Sob essa ótica, a autora questiona se esses docentes possuem algum conhecimento a respeito dos materiais tecnológicos que compõe essas salas, quais as dúvidas que eles apresentam em relação aos recursos disponíveis e se seria possível desenvolver um processo de formação capaz de habilitá-los a trabalhar adequadamente com esses aparatos, caso não estivessem preparados. Foram essas algumas das questões que envolveram sua pesquisa, sobre as quais apresenta sólidas análises e originais proposições. E os resultados são expostos neste texto de estudo e reflexão.

 

 

 

Livro: Tecnologias Para Aprender 

Autora:  Carla Viana Coscarelli

Editora: Parábola 2016

 

Sinopse:

Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um time de especialistas para compor esta coletânea de trabalhos bem-sucedidos e interessantemente relatados aqui. São dez capítulos da autoria de pesquisadores-professores que estudam, discutem, dialogam e experimentam as possibilidades digitais que todos temos nos dias de hoje, seja na escola, seja fora dela. Desafios, possibilidades, leitura, escrita, imagens, saltos de aprendizagem, interfaces, dispositivos, experiências de interação, cidadania, formação de professores, consumo crítico, sala de aula, infância, processos editoriais, colaboração e jogos são temas que se encontram nos textos e podem ajudar o leitor a rever e a aplicar conhecimentos, teóricos e práticos, a contextos de aprendizagem, sobretudo em sala de aula.

 

 

 

Livro: Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos

Autoras: Roxane Rojo; Jacqueline Peixoto Barbosa.

Editora: Parábola 2015.

 

Sinopse:

Em Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos, que Roxane Rojo traz agora a público em colaboração com Jacqueline Peixoto Barbosa, o tema são os gêneros discursivos. O livro nos brinda com um texto de densidade teórica e de mergulho na vida. Os exemplos e as atividades não apelam para casos inventados, mas para situações concretas. E as discussões teóricas não se esgotam na mera reprodução parafrástica. Bem ao contrário: sua referência é Bakhtin e seu Círculo, mas postos em interação com outros pensadores, de modo a deslindar questões e ampliar o escopo de nossa compreensão do tema. Neste livro, são primorosos o tratamento dos gêneros como universais concretos (capítulo 1), a abordagem de como os gêneros estão inseridos nas práticas sociais (capítulo 2) e, por m, a análise da organização interna dos gêneros (capítulo 3). No capítulo 4, as autoras tecem considerações sobre a teoria dos gêneros na hipermodernidade. Merecem destaque as qualidades didáticas do texto: a exposição clara (sempre muito bem exempli cada), seguida de sínteses, de boas referências para o aprofundamento dos estudos e de um conjunto de atividades para uma aproximação dos temas de cada capítulo por outra visada. É um belo curso com quatro aulas magnas. Por outro lado, nunca se satisfaz com soluções simplistas e imediatistas para o enfrentamento dos problemas do cotidiano escolar. 

 

 

 

Livro: Letramentos, Mídias, Linguagens

Autora: Roxane Rojo

Editora: Parábola 2019

 

Sinopse:

Costumamos dividir as mídias em impressa (jornais, revistas), eletrônica (rádio, TV) e digital (internet), embora essa distinção esteja cada vez mais ultrapassada. Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), vemos os textos escritos e impressos se transformarem em digitais, permitindo que diferentes linguagens (imagens estáticas e em movimento, sons e música, vídeos de performances e danças, texto escrito e oral) se mesclem em um mesmo artefato, que continuamos a chamar de texto — adje-tivado como multissemiótico ou multimodal. Nesse processo, também observamos os letramentos se ampliarem e modificarem, tornando-se (sob o imperativo de contemplar as mudanças contemporâneas) multiletramentos e novos multiletramentos ou letramentos hipermidiáticos. Letramentos, mídias, linguagens busca fornecer conceitos centrais para compreender esses fenômenos contemporâneos. O leitor encontrará neste livro síntese das pesquisas e reflexões feitas pelos autores em letramentos/multiletramentos/novos letramentos, tecnologias, mídias e diferentes linguagens.

 

 

 

31 livros selecionados para o Clube de leitura ODS, da ONU           26 de novembro de 2021

 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou  a lista de livros infantis selecionados para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em língua portuguesa. A lista contemplou 31 títulos dos quatro selos infantis do Grupo Companhia das Letras - Companhia das Letrinhas, Pequena Zahar, Brinque-Book e Escarlate -, divididos entre algumas das dezessete categorias que compõem os princípios dos ODS, como Erradicação da pobreza, Igualdade de gênero e Ação contra a mudança global do clima. A lista completa tem 176 livros infantis, que foram escolhidos entre mais de 1.100 títulos por uma equipe de votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

O Clube é uma das ações da ONU para promover, por meio de livros de várias partes do mundo, os temas ligados aos ODS entre crianças de 6 e 12 anos. Os ODS são metas lançadas pela Agenda 2030 da ONU para que os países alcancem um desenvolvimento mais humano, justo e consciente já na próxima década. 

 

https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/31-livros-selecionados-para-o-Clube-de-leitura-ODS-da-ONU

 

Os livros escolhidos foram:

 

ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 

Da minha janela, de Otávio Júnior e Vanina Starkoff

 

Eu sou uma noz, de Beatriz Osés

 

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 

Direitos do pequeno leitor, de Patricia Auerbach e Odilon Moraes

 

Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas, de Beatriz Chachamovitz

.

 

IGUALDADE DE GÊNERO

 

ABCDElas, de Janaina Tokitaka

 

Coisa de menina, de Pri Ferrari 

 

Coisa de menino, de Pri Ferrari

 

Contos de Sacisas, de José Roberto Torero e Psonha

 

Enreduana, de Roger Mello e Mariana Massarani

 

Eu sou uma menina!, de Yasmeen Ismail

 

Malala e seu lápis mágico, de Malala Yousafzai e Kerascoët

 

Malala, de Raphaële Frier e Aurélia Fronty

 

Rônia, a filha do bandoleiro, de Astrid Lindgren

 

 

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

 

Meu pai, o grande pirata, de Davide Calì e Maurizio Quarello

 

 

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

 

A guerra do pão com manteiga, de Dr. Seuss

 

Nós, uma antologia de literatura indígena, vários autores

indígenas de diversas etnias trazem dez contos de seus povos

 

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

 

A garrafa, de Patricia Auerbach

 

Carona, de Guilherme Karsten

 

Ecologia até na sopa, de Mariela Kogan e Ileana Lotersztain 

 

O Lórax, de Dr. Seuss

 

 

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

 

O amuleto da chuva, de Maté

 

Vida na água

 

Ludi vai à praia, de Luciana Sandroni e Eduardo Albini

 

 

VIDA TERRESTRE

 

A água e a águia, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska

 

Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz

 

Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz

Cobra-tatu, de Rodrigo Naves e Luísa Amoroso

 

Ludi na floresta da Tijuca, de Luciana Sandroni e Eduardo Albini

 

O mistério do colecionador, de Milton Célio de Oliveira

 

Poemas da minha terra tupi, de Maté

 

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

 

Mustafá, de Marie-Louise Gay

 

O conto do carpinteiro, de Iban Barrenetxea

 

 

Livro - Gestão Ambiental – Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Autor: Reinaldo Dias

Editora: Gen/Atlas.

 

Sinopse

 

Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o Protocolo de Kyoto e a COP 21, o Protocolo de Montreal e o Acordo de Kigali, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.
Além disso, trata de questões vinculadas que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.
Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade apresenta estudo de caso elucidativo da relação entre a cidadania ambiental emergente e as empresas, discutindo os efeitos da ampliação do debate ecológico na tomada de posição das pessoas e das organizações não governamentais. O livro utiliza exemplos recentes de problemas ambientais, contextualizando-os em cada capítulo com os conceitos apresentados.
Livro-texto para a disciplina Gestão Ambiental dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Tecnológica Ambiental e Direito com ênfase em meio ambiente, bem como cursos que incluem a disciplina em seus currículos plenos. Leitura complementar para disciplinas que abordam o desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos. Obra de relevante interesse também para micro, pequenos e médios empresários interessados em obter um conhecimento mais abrangente do envolvimento das empresas com a questão ambiental.

 

 

 

Livro - Breves Respostas para Grandes Questões Autor: Stephen Hawking

Editora: Intrínseca 2018

PDF disponibilizado por equipe eLivro

 

Sinopse

Desde Einstein, o mundo não via um cientista tão reverenciado quanto Stephen Hawking. Com seu trabalho revolucionário em física e cosmologia, ele encantou milhões de leitores com a origem do universo e a natureza dos buracos negros, além de inspirar todos pela coragem e determinação que mostrou em sua luta contra a doença do neurônio motor. Agora, nesta reunião póstuma de seus trabalhos, podemos conhecer seus pensamentos a respeito das grandes questões que povoam nossas mentes desde os primórdios e daquelas mais prementes na atualidade. Somos conduzidos assim a suas reflexões sobre a origem do universo, a existência de Deus e a natureza do tempo, assuntos sempre submetidos a seu intelecto afiado de cientista. Aliado à curiosidade que o impulsionou por toda a vida, ele projeta seu olhar também para o futuro, buscando soluções para problemas que ameaçam hoje o mundo como o conhecemos, tais como o aquecimento global, a fome e a urgência de um desenvolvimento sustentável. Com prefácio de Eddie Redmayne — que ganhou o Oscar por interpretar Hawking no cinema —, introdução do Nobel de física Kip Thorne e posfácio comovente de Lucy Hawking, sua filha, Breves respostas para grandes questões não é apenas a última mensagem de um grande gênio: é seu presente final para a humanidade.

 

 

 

Livro - Volta às Aulas – livro infantil

Autor: Adeilson Salles

Editora: FEB 2019

 

Sinopse

 

“A vida é uma escola?” É a pergunta feita pela menina Ciça à sua mãe, após ouvir dela que deveria aproveitar as oportunidades que surgiam e estudar com amor, pois a vida é uma grande escola.

A dúvida de Ciça dá início a interessantes comparações que sua mãe faz entre a vivência escolar e a existência do Espírito, despertando o interesse da menina sobre questões explicadas pela Doutrina Espírita.

De maneira criativa e original, o pequeno leitor entenderá a necessidade dos cuidados com o corpo físico, a prática da caridade e bondade de Deus ao nos conceder novas oportunidades de progresso por meio da reencarnação.

 

 

Livro - A Força das Palavras – dizer e argumentar

Autora: Ana Lúcia Tinoco Cabral

Editora: Contexto 2017

 

Sinopse

 

Linguagem é comunicação. E comunicar-se não é somente transmitir informações, mas também dar ordens, fazer pedidos, dar explicações: persuadir o outro. Neste livro, a autora mostra como a argumentação se insere na língua e, mais especificamente, como a persuasão é inerente às palavras. Ao fazer uma investigação de marcas linguísticas de argumentação, o livro fornece conceitos que envolvem o tema através de exemplos variados e, ao mesmo tempo, oferece sugestões para a prática do ensino da escrita.

 

 

LIvro - O Corpo Fala - a linguagem silenciosa da comunicação não verbal

Autores: Pierre Well e Roland Tompakom

Editora: Vozes

 

Sinopse:

Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos Outros.

E eles têm muitas coisas a dizer para você. Também nosso corpo é antes de tudo um centro de

Informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente, e cuja estrutura é demonstrada nas páginas que você tem agora em suas mãos.

Elas darão a você uma nova dimensão na comunicação Pessoal. Homem ou mulher, jovem ou maduro, casado ou solteiro,

Qualquer que seja sua profissão ou função -este livro foi Escrito para todo ser humano. Pois todo ser humano tem que lidar consigo mesmo e

Com os outros.

 

 

Livro - A Sociologia e as ciências sociais

Autor: Émile Durkheim

Martins Fontes - 2020 (reimpressão)

 

Sinopse

 

Nesse livro aparece a preocupação central a Durkheim: a de formular as bases de uma sociologia que não pode progredir sem o desenvolvimento das ciências sociais específicas ou particulares - a economia política, a história das religiões, da moral, da pedagogia e do direito etc. -, uma vez que tais ciências seriam ”ramos de uma ciência única a que se dá o nome de sociologia”. 

Livro - A Quarta Revolução Industrial 

Autor: Klaus Schwab , Daniel Moreira Miranda (Tradutor)

Edipro - 2018

 

Sinopse:

 

A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou.

Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos.

A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano.

Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos.

Após observar em primeira mão como os líderes mundiais navegaram pela revolução digital, Schwab está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador.

Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos.

Se aceitarmos a responsabilidade coletiva para a criação de um futuro em que a inovação e a tecnologia servem às pessoas, elevaremos a humanidade a novos níveis de consciência moral.

 

 

Livro - Estratégias de Intervenção em Consultoria de Organização

Autor: Wagner Siqueira

Editora: Amazon / Kindle

 

Sinopse:

 

Este texto tem por propósito preencher uma lacuna há muito sentida na literatura especializada sobre como se dão as intervenções diretas entre aquele que ajuda e os que devem ser ajudados. O Cliente - o que deve ser ajudado - é sempre único e singular, assim como os problemas que vivencia, os mais variados, com situações bastante distintas umas das outras. As interações de ajuda não podem se orientar sempre por uma mesma estratégia de preferência do Consultor, que traduza os seus conceitos, experiência, temperamento e estilo pessoal, mas devem se ajustar às necessidades sentidas do Cliente. O ponto central dos problemas do Cliente é o que determina a escolha da estratégia adequada a ser adotada caso a caso. Mas nem sempre é assim que ocorre: o consultor normalmente tem uma forma de intervenção-padrão consolidada ao longo de sua trajetória pessoal e profissional à qual recorre indistintamente em todas as circunstâncias. Este é o objeto central de consideração deste texto: discutir e operacionalizar a necessidade de aplicação de distintas habilidades de intervenção nas relações de apoio ao cliente, com especial destaque para os modelos catártico, catalítico, por confrontação, prescritivo e sistêmico.
A consultoria de organização, no tema essencial tratado por este texto, relativo às habilidades de intervenção, certamente é de interesse de um público bastante variado. Por exemplo, aos que se dedicam à própria consultoria de organização, mas também às derivações de especialização que a dinâmica moderna impõe hoje como counselingcoaching e o mentoring; aos estudiosos em ciências sociais que desejam enveredar por possibilidades profissionais como consultor, counselormentor ou coach. Todos, certamente, encontrarão no estudo deste texto orientações conceptuais e técnicas jamais tratadas de forma tão condensada e operacional. Executivos de topo, dirigentes, gerentes e supervisores corporativos, de organizações empresariais e não-lucrativas também encontrarão neste livro reais possibilidades de enriquecimento pessoal no desenvolvimento de seus papéis e funções como educador, realizador de tarefas, e líder de pessoas e de programas. Ademais, sem dúvida, poderão melhor identificar possibilidades de contratação de apoio em consultoria, num elenco de alternativas que melhor atendam às suas necessidades. Igualmente, consultores internos e externos, coaches, counselores mentors, comumente utilizados para o cumprimento de distintos propósitos, também encontrarão o instrumental necessário para melhor avaliar as suas abordagens e descobrir possibilidades visíveis, mas não percebidas ainda, de contribuição ao seu mister para as quais antes não se dava a devida atenção.

Livro - Os robôs e o futuro do emprego

Autor: Martin Ford

Editora: Best Business

 

Sinopse:

 

Como será o futuro do mercado de trabalho com o desenvolvimento das máquinas e da inteligência artificial? Quais empregos sobreviverão? Quem os ocupará?

Em Os robôs e o futuro do emprego, Martin Ford discute a nova e iminente revolução industrial, que traz questionamentos preocupantes. À medida que a tecnologia continua a acelerar e as máquinas começam a ser independentes, menos empregos são necessários.

Hoje, existem programas capazes de selecionar provas para processos, administrar a execução de projetos em uma empresa e competir com humanos em jogos diversos. Além disso, pesquisas apontam que as máquinas já seriam capazes de executar 45% das atividades exercidas por humanos, e que muitos dos empregos que a geração Z terá sequer existem.

Com os resultados impressionantes que vêm sendo apresentados nesta área, a inteligência artificial pode tornar obsoletos empregos como os de atendimento ao cliente, funções de análise e seleção de dados e documentos, entre tantas outras que são executadas mais rapidamente por máquinas. Esse cenário exige que os profissionais desenvolvam novas competências.

Neste livro, Ford detalha o que a automação artificialmente inteligente e a robótica podem realizar e pede aos empregadores, acadêmicos e agências do governo que enfrentem essa realidade.

É necessário decidir, agora, se o futuro será próspero ou uma catástrofe. Os robôs e o futuro do emprego é uma leitura essencial para qualquer um que deseje garantir suas perspectivas econômicas futuras – sem mencionar a de seus filhos – e descobrir o que pode fazer para torná-las melhores.

 

Livro - Metodologias Ativas para uma educação inovadora

Bacich, Lilian; Moran, José

Editora: Penso

 

Sinopse:

 

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu proprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação e todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na Educação Básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e Jose Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam o porquê usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

A Compra Garant

 

Liderança para o Século XXI

Autor: Peter Drucker Foundation

Marca: Futura

 

Sinopse:

 

Nesta obra, vários autores discutem a importância da liderança nas organizações, destacando o papel dos líderes. Discutem a necessidade de um novo paradigma da liderança em uma sociedade globalizada, onde os líderes devem fazer parcerias e alianças, estabelecendo relacionamentos dentro e fora das organizações. Eles devem trabalhar com pessoas e empresas com as quais compartilham os mesmos valores, objetivos e metas. É hora de liderar com compromisso e união, ambos baseados na liberdade de escolha, e não com coerção e controle.

 

 

Livro - Comunicação oral nas empresas - como falar bem e em público

Autora: Ana Shirley França

Editora: Atlas

 

Sinopse:

 

Possuir competência comunicativa é atualmente uma exigência de mercado e uma necessidade profissional e pessoal. Não obstante a fala seja o canal mais utilizado para se comunicar nas organizações e no meio social, pouco se sabe de como desenvolver a habilidade de falar bem e em público. Por sua vez, as escolas não ensinam o sufi ciente sobre a oralidade e sua prática. Ao mesmo tempo, as empresas também carecem de recursos para aprimorar a sua força de trabalho na área comunicativa, já que a Comunicação é, reconhecidamente, um elemento estratégico de grande valia.

 

O enfoque do livro é oferecer possibilidades para falar melhor e realizar apresentações em público, trazendo aos leitores relevantes informações e saberes tanto teóricos como práticos, para que articulem melhor a oralidade e sejam mais eficazes comunicativamente em suas atividades laborais e pessoais.

 

O capítulo inicial apresenta os aspectos da linguagem, língua e discurso. A obra, sequencialmente, traz: Aspectos gramaticais da oralidade; Discurso e organização lógica do pensamento – convencer e persuadir; Relacionamentos nas empresas: formação de equipes, conflitos e negociação. Por fim, o Capítulo 5 contém questões básicas para boa apresentação oral em público e de como realizar apresentações. Temas como esses são abordados teoricamente, ilustrados com casos práticos em todos os capítulos que revelam situações que vislumbram a realidade do dia a dia empresarial.

 

Obra indicada para profissionais que necessitem e tenham o desejo de falar bem no seu ambiente de trabalho, para estudantes que desejam realizar boas apresentações de seus trabalhos acadêmicos, assim como para pessoas atuantes em atividades de comunicação oral. Constitui leitura indispensável para as disciplinas Redação Empresarial e Comunicação Empresarial e outras correlatas para cursos de Administração, Comunicação e Letras, bem como para a formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.